Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2009

Crônica - Foi a Cachaça - 1979

Foi a cachaça... - 1979

... e Belo Horizonte acordou na terça feira assustada. O que acontecerá hoje? Ontem foi briga, depredação, incêndios, etc. e hoje?
As 10 horas eles começaram a subir para o local combinado, vinham aos bandos, em grupos de 4 ou 5. Suas faces expressavam uma alegria, e ao mesmo tempo uma preocupação.
_ “ Eles tem que aceitar nossa proposta, ou então continuaremos parados.
E mais uma vez aconteceu, os patrões se mostraram insensíveis às suas reivindicações e estes saíram em passeata por toda a cidade.
- meu Deus! Será uma procissão ?
-Não são os operários!!!!!
- ich!! Eles Vão quebrar tudo....
- não são eles... diziam alguns...
- São os pivetes... diziam outros...
- e o governo e os jornais a cada minuto denunciava a presença de elementos infiltrados....
- e a justificava um líder sindical; o elemento infiltrado está na barriga do operário, chama-se FOME.
Uma radio de Belo Horizonte inicia uma campanha para apurar a opinião pública a cerca do movimento; mas o locutor não consegue deixar de mostrar a cada entrevista a sua posição contraria ao movimento.
... e o telefone toca mais uma vez...
- alo? Com quem estou falando?
- aqui é a Maria, eu moro aqui no Padre Eustáquio...
- Como vai D. Maria?
- Qual a sua opinião sobre tudo que está acontecendo?
- Primeiro quero parabenizá-lo pelo seu programa, e dizer que estou de pleno acordo com a greve, acho que eles ganham muito pouco e estão certos de pedirem um aumento ?
- o Sr. não acha?
- É, quer dizer, a sra. É que acha,...
- é eu acho justo, só não acho justo a quebradeira, sabe?
- é isto é um absurdo, não é D. Maria?
- é, e eu acho que o culpado disso tudo é a cachaça, porque eles já vão para o campo do Atlético depois de ter tomada umas cachacinhas e depois ficam sem comer do dia inteiro, (coitados) e dá nisso ai, né?
- Atenção autoridades, muita atenção a D. Maria acaba de dar uma informação valiosíssima.
- Muito Obrigado D. Maria, a senhora está dando uma informação importantíssima para as nossas autoridades,.
- de nada, e desliga do fone.
... ai a noticia corre... descobriram os culpados...
O Secretario de segurança manda tomar as providencias, para pegar os culpados.
Os agentes de segurança, começam então uma investida sobre os bares e botequins...
- mas meu Sr. eu não tenho nada com isso, não tenho culpa, eu so vendo aquilo que recebo para vender...
- ah! Então alguém está trazendo este comunista para cá? Interpela o agente!!!
- é eu recebo das distribuidoras...
Mas o distribuidor...
Eu, eu não Sr. eu só levo, quem faz é o alambique.
... mas também o usineiro tem a sua desculpa.
Olha eu apenas destilo, mas quem traz a cana é um tal de seu Zé daquela fazenda ali embaixo...
... e o agente certo de que achara o real culpado, procura o dono da fazenda, que mais que depressa passa a culpa pra seu empregado...
- então é o Sr. o culpado de toda essa confusão? né?
- culpado eu dotor? De que? ... eu passo dia todo prantando, e coiendo e no finar do dia num dá prá sobrá nem um pouquinho para nois.
- Esta vendo, não falei, é comunista...
- Sr. Pedro, o sr. foi autuado em flagrante pela produção de cachaça que levou a greve dos operários da construção civil.
- ah! Se i Sinhô está falando caninha, eu tenho sim sinhô, uma aqui da boa, e vô ti dizê cum toda sinceridade, prá levar essa vida dura do jeito que vai, só mesmo tomando uma pinguinha, né?

O Sr. Está Preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário