Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Dia de Posse.

Hoje assistimos a posse da primeira presidente mulher no Brasil. Mas o mais importante de fato foi o clima de respeito e orgulho que podíamos ver estampados nos rostos do Presidente Lula e da Dilma. Respeito pela certeza de que quem ia embora tinha feito seu dever de casa. Cumpriu de forma possível e brilhante o mandato de maior relevância para sociedade Brasileira. Não conquistamos tudo que queríamos, não eliminamos todas as desigualdades, a pobreza, nem resolvemos os problemas da saúde, da educação, da moradia, da violência. Tudo ainda está por fazer, mas certamente demos nos últimos 8 anos os passos mais firmes e corretos para construir esse Brasil que queremos. Assistimos perplexos o acometimento de erros que sempre condenamos, descobrimos que para governar, precisamos construir uma maioria nem sempre ideal para atingir nossos objetivos. Construir maioria significou muitas vezes afastar-se de propósitos que sempre fizeram parte de nossos princípios. Ainda assim, soubemos corrigir rumos e precisamos fazer ainda mais. Agora depois de 8 anos nossos erros não podem ser mais aceitos como pragmatismo. Nossa maioria conquistada nas urnas e a certeza o apoio popular expresso nos índices de avaliação do governo do presidente Lula tem que servir de apoio concreto para não cedermos um centímetro sequer nos princípios.
Nessa posse era possível também ver que ambos estavam no rosto a certeza que tinha valido a pena todos os anos dedicados a luta política, os desgastes, os sofrimentos. Fizemos parte de uma geração que dedicou cada um ao seu modo e de formas diferentes partes das nossas vidas na construção de um outro Brasil. Livre do autoritarismo, livre da intolerância, onde o direito de opinião e de expressão política fosse reconhecido como inalienável. Valeu a pena. Temos uma democracia consolidada. Ainda que muitas vezes um conjunto que parlamentares e administradores públicos que nos envergonham, mas temos uma democracia que é a cara do Brasil. Como todos os seus problemas. Mas que quer agora enfrentá-los um a um. Vamos errar sim. Mas erraremos caminhando na direção de um Brasil cada vez mais democrático, respeitador dos Direitos Humanos, com menos desigualdades e mais feliz.

Um comentário:

  1. Muito bom! É isso aí!! Caminhar sempre e sempre reconhecer os erros para não voltar a comete-los. Falta muito para uma sociedade mais igualitária mas temos certeza que estamos rumo a esse ideal. Diferente dos governos militares e sua insegurança social e diferente do neoliberalismo surreal dos anos 90, agora caminhamos para algo mais consistente. Mais desenvolvimento com mais distribuição equânime dos recursos produzidos.

    Dilma-lá!!!


    Beijos

    ResponderExcluir